Estrutura Curricular

Estrutura Curricular

 

O estudante deve cursar pelo menos 16 créditos de disciplinas (1 crédito = 15 horas-aula). Além disso, todo estudante deverá apresentar-se a uma banca para o exame de qualificação, o que lhe renderá 12 créditos. Os estudantes bolsistas deverão participar da Prática pedagógica (2 créditos).

 

Disciplinas Obrigatórias

Metodologia de pesquisa científica (4 créditos)

O método cientifico como nascimento da ciência moderna e o desafio da complexidade na ciência contemporânea. Conceitos sobre Métodos de Pesquisa. Classificação da pesquisa quanto a natureza (básica ou aplicada), abordagem (quantitativa ou qualitativa), objetivos (Exploratória, descritiva ou explicativa) e procedimentos técnicos (Bibliográfica, documental, experimental, levantamento, estudo de caso, pesquisa-ação, expost-facto). Metodologia científica em Engenharia de Produção.

Programação matemática (4 créditos - Obrigatória para a linha de pesquisa Modelagem de Sistemas Produtivos e Logísticos)

Introdução à teoria poliedral. Técnicas de modelagem de programação linear. Resolução gráfica. Método simplex. Dualidade. Análise de sensibilidade. Técnicas de modelagem de programação inteira. Principais classes de modelos de programação inteira e inteira mista. Métodos de enumeração implícita e planos de corte. Introdução à análise de complexidade de problemas de otimização. Decomposição.

Sistemas de Produção (4 créditos - Obrigatória para a linha de pesquisa Gerência da Produção)

O conceito de sistema; tipos de sistemas de produção; elementos de sistemas de produção; planejamento, projeto e controle de sistemas de produção (projeto de produtos e de processos, gestão avançada da produção, sistemas de qualidade, gestão econômica da produção); gestão de sistemas de informação no sistema de produção; a ergonomia no sistema produtivo; gestão da cadeia de suprimentos; gestão e sustentabilidade nos sistemas de produção.

 

Eletivas Comuns

Estudos dirigidos (4 créditos)

A disciplina Estudos dirigidos é uma disciplina de ementa variável que será alocada ao coordenador do curso de mestrado. Nessa disciplina, o discente realizará um estudo ou projeto sob a supervisão de seu orientador em tema relevante para o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa. A disciplina terá caráter eletivo e deverá ser avaliada pelo próprio orientador do discente.

 

Eletivas (Modelagem de Sistemas Produtivos e Logísticos)

Técnicas Meta-heurísticas para otimização combinatória (4 créditos)

Técnicas para solução de problemas de otimização combinatória: Heurísticas clássicas, Metaheurísticas.

Principais meta-heurísticas: Recozimento Simulado (Simulated Annealing), Busca Tabu, Busca Local Iterada (Iterated Local Search - ILS), Busca em Vizinhança Variável (Variable Neighborhood Search - VNS), Procedimentos de Busca Adaptativa Aleatória e Gulosa (Greedy Randomized Adaptive Search Procedures - GRASP), Algoritmos Genéticos, Colônia de Formigas, Busca Dispersa (Scatter Search).

Programação Dinâmica (4 créditos)

Problema do caminho mínimo, processo de decisão de Markov, princípio da otimalidade de Bellman, problemas com horizonte finito, problemas determinísticos, problemas estocásticos, problemas com horizonte, problemas com horizonte infinito, as três maldições da dimensão, introdução a aproximação de programação dinâmica, aplicações em Engenharia de Produção.

Modelagem de problemas da engenharia de produção em grafos (4 créditos)

Noções básicas de grafos. Isomorfismos. Trilhas, caminhos e ciclos. Árvores. Planaridade. Coloração. Casamento. Modelagem e resolução de problemas usando grafos. Problema do caminho mínimo, Problema de Fluxo Máximo. Algoritmos.

Desenvolvimento de software gerencial para dispositivos móveis (4 créditos)

Ubiquidade e pervasidade. Padrões de redes sem fio. Gerenciamento de dados móveis. Transações em ambientes móveis. Plataformas de desenvolvimento de aplicações para ambiente móvel. Qualidade de serviço. Problemas e limitações associados à mobilidade e à mobilidade de comunicação.

Computação evolucionária (4 créditos)

Fundamentos e aplicações de algoritmos evolutivos: problemas de otimização mono e multiobjetivos. Principais métodos e técnicas: Algoritmos Genéticos, Algoritmo de Evolução Diferencial, Programação Evolucionaria, Programação Genetica, Estratégias Evolutivas, Swarm intelligence, Sistemas Imunológicos Artificiais e algoritmo clonal, coevolução.

Teoria dos jogos (4 créditos)

Jogos de soma zero e diferente de zero com dois jogadores. Introdução a jogos com n jogadores.

Teoria de filas (4 créditos)

Definições, notação, características e medidas de desempenho em Teoria de Filas. Processos de Poisson. Processos de nascimento e morte. Cadeia de Markov. Modelos de filas com distribuições exponenciais. Modelos de filas com distribuições genéricas. Modelos de filas com múltiplas classes de usuários e prioridade. Modelos de filas com interrupção e sem interrupção. Redes de filas. Filas espacialmente distribuídas.

Simulação a eventos discretos (4 créditos)

Introdução à teoria das filas. Amostragem aleatória simples e amostragem descritiva. Geração e testes de números aleatórios. Simulação de Monte Carlo. Análise de dados de entrada e saída de uma simulação. Distribuições usuais de probabilidades. Modelagem para simulação. Abordagem de simulação por eventos, por processo, por atividade e pelo método das três fases. Metodologias de desenvolvimento de modelos e programas de simulação. Linguagens e softwares de simulação. Aplicações de simulação na indústria.

Projeto e análise de algoritmos para otimização (4 créditos)

Noções de comportamento assintótico. Estruturas de dados elementares: Listas, pilhas, filas e árvores binárias de busca. Paradigmas de projeto de algoritmos: Algoritmos de força bruta, dividir para conquistar, programação dinâmica e algoritmos gulosos. Problemas NP-Completo: Definições de classes de problemas: P, NP, NP-Completo e NP-Difícil; o problema SAT e o teorema de Cook; redução de problemas; algoritmos aproximados para problemas NPCompleto.

Otimização de sistemas de grande porte (4 créditos)

Relaxação Lagrangiana. Decomposição de Dantzig-Wolfe. Decomposição de Benders. Geração de colunas. Heurísticas de programação matemática: relax-and-fix, fix-and-optimize, local branching e feasibility pump.

Sistemas inteligentes (4 créditos)

Conceitos básicos. Sistemas baseados em Conhecimento: Representação do Conhecimento, Automatização do Raciocínio, Sistemas Especialistas. Aprendizagem Automática. Métodos heurísticos de busca. Lógica Fuzzy. Introdução à Redes Neurais.

Tópicos Especiais em Otimização e Simulação (4 créditos) 

Introdução à Otimização Multi-objetivo: Conceitos e definições; Dominância de Pareto; Métodos Clássicos; Métodos Meta-heurísticos;Métricas de Avaliação. Ferramentas de Ajuste Automático de Parâmetros: Conceitos e definições; Tipos de ferramentas; Pacote computacional iRace. Simulação Avançada: Planejamento de Experimento em Simulação; Técnicas de redução de variância; Simulação e Otimização; Simheurísticas.

Eletivas (Gerência da Produção)

Tópicos em economia industrial (4 créditos)

Teoria da Produção; Estruturas de Mercados; Sustentabilidade Empresarial, Produção Mais Limpa.

Métodos e técnicas para a gestão do desenvolvimento de produtos (4 créditos)

Definição e conceitos do sistema de desenvolvimento de produtos. Estrutura e organização do trabalho de desenvolvimento de produto. Ferramentas da gestão do desenvolvimento de produtos. Metodologias de projeto do produto. Fases do desenvolvimento do produto. Ferramentas estatísticas de apoio ao desenvolvimento do produto e processo.

Mapeamento da estratégia competitiva a partir da gênese de valor (4 créditos)

Aspectos básicos do conceito de estratégia; modelos atuais de estratégia competitiva; o conceito de estratégia baseada no valor; as dimensões de um mercado real (produto; cliente; espaço geográfico; esfera informacional); valor do produto; tipo de cliente; acesso físico; acesso informacional; mapeamento da estratégia competitiva baseada no modelo.

Gestão da tecnologia (4 créditos)

A disciplina apresenta os processos de gestão tecnológica a partir da perspectiva da gestão de desenvolvimento do produto e do negócio em empresas iniciantes de base tecnológica, por meio da articulação do trinômio tecnologia, produto e negócio, e das suas inter-relações. A disciplina pretende oferecer uma compreensão e estimular reflexão sobre: 1- processo de geração de negócios via empreendedorismo tecnológico por meio de processos decisórios para a definição do modelo de negócio; 2- processo de desenvolvimento de produtos tecnológicos, incorporação de tecnologia inovadora aos produtos e processos, explorando as ferramentas da gestão de desenvolvimento de produtos; 3- processo de gestão de empreendimentos tecnológicos, envolvendo o aporte e gestão financeira, aspectos legais e fiscais do negócio, marketing e vendas, logística e produção; e 4- perfil e papel do empreendedor em negócios iniciantes de base tecnológica

Gestão da energia nos processos produtivos (4 créditos)

Eficiência energética: conceitos e aplicações. Norma NBR ISO 50.001 - Sistema de Gestão da Energia. Oportunidades de cogeração em processos industriais. Comercialização da energia: mercado livre, prossumidores, ESCOs.

Gestão da cadeia de suprimentos (4 créditos)

Gestão estratégica de cadeias de suprimentos. Estrutura, governança e mecanismos de coordenação de cadeia de suprimento. Relacionamento entre as empresas e planejamento colaborativo. Dinâmica de cadeias de suprimentos (efeito chicote, Beer Game). Estratégia de operações e atendimento à demanda. Práticas e iniciativas recentes na área. Tecnologia de informação e medição de desempenho na cadeia de suprimentos. Logística industrial no contexto da gestão da cadeia de suprimentos. Gestão verde da cadeia de suprimentos (GSCM).

Estatística Industrial (4 créditos)

Introdução e Conceitos fundamentais; O Ciclo PDCA de Controle de Processos e a Importância da Estatística Neste Ciclo; Controle Estatístico do Processo e as Sete Ferramentas Estatísticas de Qualidade; Gráficos de Controle; Avaliação da Capacidade em Processos; Avaliação de Sistemas de Medição; Métodos de Reamostragem Aplicados à Indústria.

Ergonomia cognitiva (4 créditos)

Fundamentos de Ergonomia Cognitiva. Fundamentos de Engenharia do Conhecimento. Conhecimento e cognição no mundo real. Desenvolvimento cognitivo. Epistemologia genética. Ação Situada. Cognição Situada. Competência. Saber tácito. Enação. Mente incorporada. Os conceitos e teorias da Ergonomia Cognitiva e da Engenharia do Conhecimento nas situações produtivas reais: interação homem-máquina, sistemas especialistas, conhecimento e inteligência no controle dos processos de produção. Cognição compartilhada. Estratégias cognitivas e tomadas de decisão. Limites e possibilidades da cognição humana, dos sistemas automatizados e da inteligência artificial na produção.

Engenharia para a sustentabilidade (4 créditos)

Economia ambiental, economia ecológica, desenvolvimento sustentável, extração e beneficiamento de recursos minerais, conservação de biomas, recursos hídricos, resíduos sólidos urbanos e industriais, modelos de desenvolvimento e seus impactos sobre o meio ambiente. Ecoeficiência e influência na análise do custo do ciclo de vida. Conceitos relativos à Ecologia Industrial e as relações do setor produtivo com o meio ambiente. Indicadores de impactos ambientais. Impactos ambientais dos materiais. Instrumentos do Planejamento Ambiental.

Empreendedorismo e inovação (4 créditos)

Perfil do empreendedor. Planos de negócios, Canvas e Modelos de negócios. Princípios e funções administrativas em empreendedorismo. Incubadoras e aceleradores. Legislação. Lei da Inovação. Inovação X Invenção. Tipos e categorias de inovação. Inovação e modelos de negócios. Inovação incremental e radical. Núcleo de Tecnologia e Inovação.

Análise ergonômica do trabalho (4 créditos)

Metodologia de Pesquisa em Ergonomia: Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Construção do Conhecimento em Ergonomia e a AET. Trabalho Prescrito e Trabalho Real: Tarefa e Atividade. Ergonomia de Projeto e AET: Análise da Atividade Futura. As verbalizações. A autoconfrontação. Métodos e técnicas em AET. Ergonomia Situada. Ergonomia, Projeto e Inovação. Seminários de Pesquisa em AET.

Gestão Estratégica do Conhecimento e Inovação (4 créditos) 

Estratégias de negócios. Estratégias orientadas por dados e a informação. Conhecimento Organizacional. Inovação. Cultura de Consumo.